Santarém é contemplada em pacote de investimentos para ampliação do aeroporto
11/02/2026
(Foto: Reprodução) Aeroporto Internacional de Santarém.
Kamila Andrade/g1
O Aeroporto Internacional Maestro Wilson Fonseca em Santarém, no oeste do Pará, é um dos 11 terminais do país contemplado em um pacote de investimentos de R$ 5,7 bilhões. O anúncio foi feito na manhã desta quarta (11) no Palácio do Planalto pelo governo federal, com a participação do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante; do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; e do presidente da Aena Brasil, Santiago Yus.
✅ Siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
De acordo com o anúncio, para a ampliação dos terminais, o governo vai contar ainda com recursos de outras fontes além do BNDES, atingindo o investimento de R$ 5,7 bilhões. O Pará é o estado com mais aeroportos beneficiados.
O diretor-presidente da Aena Brasil, Santiago Yus, falou durante a cerimônia que as obras nos aeroportos do Pará, incluindo Santarém, devem ser concluídas até o mês de junho de 2026.
“Mais pessoas poderão voar e quem já voa, terá experiências muito melhores. A democratização e melhorias no transporte aéreo têm um efeito transformador na economia e na vida das pessoas”, destacou Santiago.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
✈️ Aeroportos contemplados
São Paulo (SP): Congonhas;
Mato Grosso do Sul: Campo Grande, Ponta Porã e Corumbá;
Pará: Santarém, Marabá, Carajás e Altamira;
Minas Gerais: Uberlândia, Uberaba e Montes Claros.
O prefeito de Santarém, José Maria Tapajós (MDB), participou do encontro que marcou o anúncio dos investimentos destinados a superar gargalos históricos da aviação civil.
Prefeito de Santarém, Zé Maria Tapajós, em cerimônia em Brasília
Redes Sociais
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região